Dicas para os pacientes renais crônicos saborearem a Páscoa sem culpa

Dentre os alimentos consumidos tradicionalmente durante a semana santa, muitos apresentam elevados teores de alguns nutrientes que devem ser restritos nos diferentes estágios da doença renal, como as proteínas (no caso de pacientes em tratamento conservador), fósforo, potássio e sódio.

Assim é necessário o cuidado com alguns alimentos como:

-       Peixes e mariscos, pois os mesmos são ricos em fósforo. Dentre os peixes os que possuem maior teor de fósforo são a sardinha, o atum, o salmão e o bacalhau. Sendo a pescada uma boa opção. Lembrem-se de preferencialmente prepará-los cozidos.

-       O leite de coco muito utilizado em moquecas, deve ser consumido com cautela, devido ao elevado teor de potássio. Pode-se utilizar leite de coco light (até 2 colheres de sobremesa) e azeite de dendê (até 2 colheres de chá). Caso utilize o camarão seco, a quantidade deve ser até 1 colher de chá);

-       Quando usar o azeite de dendê, despeje-o na panela após desligar o fogo, não o aqueça;

-       As castanhas e amendoins utilizados nas preparações, principalmente no vatapá, requer atenção para pacientes com fósforo elevado no sangue;

-       O chocolate tem uma quantidade apreciável de potássio e fósforo, e portanto deve ser consumido com moderação e de preferência na forma de chocolate amargo (1 ou 2 quadrinhos de barrinhas pequenas);

-       Para fazer o caruru, pacientes que apresentam níveis elevados de potássio no sangue, devem realizar a fervura do mesmo antes do preparo, conforme orientação do nutricionista;

-         Dentre as bebidas alcoólicas, o vinho é rico em potássio e seu consumo deve seguir orientação do seu médico ou nutricionista;

Pacientes que estão com níveis de potássio e fósforo normais devem lembrar que o sucesso da alimentação na doença renal crônica é a moderação e o equilíbrio.

Que a Páscoa seja um momento de reflexão e mudança.
28.MARÇO.2018