Nutricionistas dão dicas para o período junino

As festas juninas possuem como uma das principais características as comidas típicas. Desta o principal ingrediente é o milho, que serve como base para fazer a canjica, munguzá, bolo de milho, pamonha, entre outros.

O milho é um alimento muito nutritivo, contudo apresenta teor moderado de potássio, devendo ser consumido com moderação. O ideal é que se escolha qual dos alimentos a base de milho será consumido e não ingerir todos ao mesmo tempo. Uma espiga pode ser consumida sem causar problemas.

Um bolo muito apreciado no São João é o bolo de aipim. O aipim é riquíssimo em potássio e para o preparo do bolo o mesmo deve ser cozido e ter sua água de cozimento desprezada.

Quase todas as receitas juninas levam leite de coco no seu preparo. O leite de coco também é riquíssimo em potássio. Para reduzir a quantidade de potássio nas receitas pode ser utilizada metade da porção recomendada do leite de coco na receita por leite de vaca. 

Assim como o milho e o leite de coco, outro alimento muito consumido no São João é o amendoim cozido, que deve ser preparado sem sal. O amendoim é rico em fósforo e potássio e não deve ser consumido em excesso. Lembre-se que na noite de São João a mesa estará cheia de alimentos gostosos, portando deve-se ter moderação com tudo. 01 xícara de chá de amendoim com casca cozido deve ser o limite do consumo.  

Segue abaixo uma receita deliciosa de Bolo de Aipim adaptado para reduzir o teor de potássio.  

Bolo de Aipim Cozido
Ingredientes:
- 700g de aipim cozido;
- 100g de manteiga;
- 03 ovos inteiros;
- ½ garrafa de leite de coco;
- ½ garrafa de leite de vaca;
- 01 xícara de açúcar
 
 Modo de preparo:
Passe o aipim no espremedor de batatas (este deve ser bem cozido). Bata os demais ingredientes no liquidificador e acrescente aos poucos o aipim. Se necessário coloque um pouco mais de leite de vaca. Caramelize uma forma de buraco, coloque a massa e põe para assar. Se não quiser a forma caramelizada por causa do açúcar, unte e polvilhe com farinha de trigo.

Fonte: Unidade de Alimentação e Nutrição – Complexo HUPES 
22.JUNHO.2017