A época Natalícia é propícia aos excessos alimentares, principalmente ao abuso das bebidas alcoólicas, ao consumo de sal, de açúcar e de alimentos fritos. Confira as dicas da nossa nutricionista, Maria Helena Gusmão, para não sair da dieta durante o Natal:
O segredo para uma Ceia de Natal saudável para pacientes com doença renal crônica é o equilíbrio, o que também se aconselha ao longo do ano e as principais preocupações devem ser em relação à quantidade de proteínas, potássio, fósforo, sódio e água que devem ser ingeridas.
Assim, na hora de preparar o peru, um dos pratos principais da ceia, este deve ser assado sem pele e com poucos molhos, o ideal seria assar apenas em azeite e pouco sal, evitando o recheio feito de miúdos, pois ele é rico em fósforo.
Aos que preferem o bacalhau, este deve ser bastante demolhado (3 dias de preferência), cozido e temperado apenas com um fio de azeite.
É importante não se esquecer de usar o quelante de fósforo, prescrito pelo seu médico.
O arroz, bem temperado e pobre em sal, pode acompanhar qualquer prato.
Para o controle do potássio, lembre-se que as hortaliças, frutas frescas, leguminosas e frutos secos são ricos em potássio. Uma estratégia para reduzir o teor de potássio é cozer em água os legumes e frutas (e, se possível, mudar a água da cozedura pelo menos duas vezes, para fazer com que mais potássio seja removido) e escorre-los bem antes de serem servidos.
Na fruta deve-se optar por maçãs, pêras, ameixas e pêssegos frescos e pequenos ou uma fatia de abacaxi. A laranja, quiwi, banana, melão e abacate são das frutas mais ricas em potássio. A canela pode ser utilizada para dar um toque especial às sobremesas.
Os frutos secos (tâmaras, passas, figos) devem ser evitados por serem ricos em potássio.
Outros conhecidos símbolos natalinos, como o chocolate, as castanhas e nozes, são ricos em fósforo e potássio e devem ser evitados.
O Panetone, receita romântica do Natal, deve ser apreciado com moderação, já que as frutas cristalizadas são fontes de potássio.
A quantidade de líquido recomendada para cada paciente de ser discutida com seu nutricionista.
Lembre-se do melhor presente que podemos nos dar neste Natal: cuidar de nós mesmos!
Feliz Natal!
*Maria Helena Lima Gusmão é nutricionista do Complexo Hospitalar Universitário Professor Edgard Santos, especialista em Nutrição Clínica, mestre em Alimentos, Nutrição e Saúde e Doutora em Medicina e Saúde. Nutricionista da Clínica Prorim.