Alimentação Saudável
O consumo de fast-food, alimentos refinados e açúcares sobrecarregam as funções dos rins e afetam a seu funcionamento, já que eles são responsáveis por metabolizar as toxinas que se acumulam no corpo.
É muito importante evitar este tipo de comida e adotar uma dieta saudável, que inclua frutas, legumes, cereais e alimentos com alto teor de fibras.
Fazer exercícios
Ter um peso saudável também é fundamental para manter os rins saudáveis e em bom funcionamento. Fazer exercícios físicos é a maneira mais eficaz para queimar gordura, diminuir o peso e manter o organismo saudável.
O ideal é praticar, pelo menos 30 minutos de exercício por dia, combinando exercícios cardiovasculares com rotinas de força.
Controlar os níveis de colesterol
Pessoas que sofrem de colesterol alto correm maior risco de sofrer problemas ou danos renais. Reduzir os níveis de colesterol pode ajudar a melhorar os casos de insuficiência renal e, aliás, previne os problemas de hipertensão que são comuns em pessoas que padecem de problemas nos rins.
Beba bastante líquido
Muitos dos problemas nos rins ocorrem como consequência da desidratação. Para estes órgãos, é muito importante receber a hidratação adequada, pois isso é o que lhes permite funcionar corretamente.
Não há quantidade exata de água por pessoa, mas é sabido que aqueles que fazem atividades físicas ou que vivem em climas quentes devem aumentar o seu consumo.
Evitar medicamentos e drogas
Abusar de medicamentos de venda livre pode ser prejudicial para os rins a médio e longo prazo. Anti-inflamatórios e analgésicos em excesso causam dano renal e outros problemas de saúde que podem se tornar irreversíveis.
Por esta razão, recomenda-se que sejam consumidos somente sob prescrição médica e em doses mínimas. As drogas ilícitas também afetam os rins e outros órgãos vitais do corpo. Esta é, certamente, mais uma razão para evitá-las.
Não Fumar
Atualmente, as pessoas que fumam são conscientes de que estão intoxicando seu corpo e aumentando o risco de sofrer de doenças tão graves como o câncer. Os pulmões são os órgãos mais afetados por este mau hábito, mas eles não são os únicos.
O consumo de cigarros pode causar câncer de laringe, faringe, bexiga, estômago e rins. Além disso, o risco de danos nos rins e câncer é maior para quem sofre de diabetes, hipertensão ou obesidade.
Evitar o consumo de sal
O sal é um ingrediente que está presente na maioria das cozinhas do mundo, para não dizer em todas. Este condimento, usado em milhões de receitas, é a causa de muitos problemas de saúde, incluindo danos e insuficiência renal.
Vários estudos têm demonstrado que nas pessoas que consomem mais do que a dose recomendada por dia, as consequências se tornam evidentes a médio e longo prazo.
É muito importante reduzir a ingestão de sal e evitar os alimentos que o contenham em grandes quantidades. Em vez disso, podem-se usar outras especiarias saudáveis como o orégano e a pimenta.
Fonte: www.melhorcomsaude.com