Pacientes com problemas renais devem ficar atentos ao consumo de comidas juninas

Em dias de festas juninas é comum as pessoas abusarem na alimentação, com tanta variedade de pratos típicos. Mas os pacientes que têm reduzida a capacidade de filtração dos rins devem ficar atentos para não consumir comidas que prejudiquem o seu organismo.

Quem tem problema renal crônico deve estar atento porque os rins terão dificuldade em excretar o potássio, presente em alimentos como o leite de coco, castanhas, amendoim, amêndoas, avelã, frutas secas, chocolate, café instantâneo.

É importante lembrar que os pratos típicos juninos possuem elevada concentração de gordura, açúcar, sal e pouca proteína, como a canjica e a pamonha. Desta forma, independente de ter ou não problema renal, é preciso ter moderação no consumo, pois eles são bastante calóricos.

Uma dica é consumir esses pratos após a ingestão de fibras, como saladas e alimentos de origem vegetal. Isso trará saciedade e as pessoas acabam comendo menos, consequentemente ingerem menos gordura e açúcar.

É importante lembrar que no preparo de bolos de milho, por exemplo, o ideal é usar o alimento in natura, pois tudo que é industrializado tem mais sódio. E se for consumir milho assado ou cozido, é preferível escolher para pacientes renais, a ingestão de milho cozido e de preferência sem ou com pouco sal.

E por fim, um alerta para todos os pacientes: as dicas não substituem a prescrição do profissional de nutrição que acompanha o seu tratamento, pois cada indivíduo tem uma necessidade diferente de acordo com os exames apresentados e o estágio da doença.

Fonte: Ascom Clínica Prorim
18.JUNHO.2019