Prática de exercícios físicos é primordial para combater a obesidade

blog-image
A obesidade é reconhecida pela OMS (Organização Mundial de Saúde) como um importante problema de saúde pública. Além de possibilitar o surgimento de complicações, como doenças cardiovasculares, pressão alta, colesterol aumentado entre várias outras, a prevalência de sobrepeso e obesidade tem aumentado de forma significativa nos últimos anos e são diversos os fatores que levam as pessoas a chegarem nesta condição: alimentação, sedentarismo e fatores genéticos, hormonais e psicológicos.

Para combater a obesidade, a prática de exercícios físicos é primordial. Entretanto, os especialistas alertam que a atividade exige cuidados, seja em casa, na academia ou na rua. É recomendado que, antes de se exercitar, seja feita uma avaliação com um médico para prevenir alguns riscos.

“A prática de exercícios físicos melhora a autoestima e o nível de concentração, além de deixar os reflexos mais rápidos e a memória mais apurada. As atividades físicas regulam a taxa de açúcar no sangue – reduzindo o risco de diabetes -, retardam o processo de envelhecimento e auxiliam a construção e a manutenção da massa óssea”, destaca o educador físico, Ruberval Júnior, da academia Circuito.

Além disso, o treinamento físico ocasiona a redução significativa do peso e gordura corporal, elevação ou manutenção da massa corporal magra, redução da pressão arterial, regula o apetite, melhora a imagem e a expressão corporal e, principalmente, ajuda a prevenir doenças que derivam da obesidade como as cardiovasculares, tromboses, insuficiência cardíaca, diabete, hipertensão e artrite.

Segundo o profissional, é preciso mudar o estilo de vida para conseguir bons resultados. “Os exercícios mais indicados para aqueles que estão acima do peso são os aeróbios de média ou longa duração e que envolvem grandes grupos musculares, pois apresentam um gasto calórico significativo. As atividades mais recomendadas são caminhadas, corridas, bicicleta, natação e dança”, recomenda Ruberval Júnior, que completa: “como ninguém ganha gordura corporal do dia para a noite, o emagrecimento deve ser gradual e saudável, mudando o seu estilo de vida com dieta e exercício”.


Fonte: Portal Ginoticias

Comentários

Deixe um comentário

Informação: não é permitido conteúdo HTML!
* Campos obrigatórios