Quando a anemia está associada à Doença Renal Crônica

blog-image
Atualmente a Doença Renal Crônica é um dos maiores problemas de saúde pública quer a nível nacional quer a nível internacional. À medida que vai ocorrendo perda da função renal surgem diversas complicações, sendo a anemia associada à Doença Renal Crônica uma das mais comuns na pessoa acometida pela insuficiência renal.

A OMS (Organização Mundial de Saúde) defende que estamos perante um diagnóstico de anemia quando a hemoglobina é inferior a 13.0 g/dL em homens adultos ou mulheres pós-menopausa ou inferior a 12.0 g/dL em mulheres pré-menopausa.

A anemia pode surgir no início do diagnóstico da Doença Renal e agravar à medida que os rins perdem a sua capacidade de filtração e de produção de um hormônio importante denominado por eritropoietina (EPO). O EPO é responsável pela produção de glóbulos vermelhos (transportam o oxigénio para todos os órgãos e tecidos do organismo). Quando existe Doença Renal os rins não conseguem produzir o EPO em quantidade suficiente e como consequência há uma redução de glóbulos vermelhos surgindo a anemia.

A etiologia da anemia é multifatorial, embora a causa preponderante esteja relacionada com a diminuição da produção do EPO, também a dificuldade de sobrevivência dos glóbulos vermelhos num meio uremico e a deficiência de Ferro e de Ácido Fólico e/ou Vit. B12 são outros fatores que contribuem para a anemia. Também as restrições alimentares a que são submetidas às pessoas com doença renal, a falta de apetite e as perdas hemáticas durante o processo de hemodiálise são causas para o aparecimento da anemia.

Sinais e sintomas
Vários estudos referem que a anemia associada à Doença Renal contribui para aumento da mortalidade e da morbilidade relacionada ao aparecimento de Doença Cardíaca e Acidentes Vasculares Cerebrais (AVC) pela deterioração da função cardíaca (nomeadamente o agravamento da Hipertrofia Ventricular Esquerda e Insuficiência Cardíaca Congestiva). Sintomas como fadiga, anorexia, letargia, intolerância ao frio, cefaleias, taquicardia, alterações da coagulação e distúrbios do sono são também descritos como sintomas com impacto negativo na qualidade de vida destas pessoas. A correcção da anemia corrige  estes sintomas, melhorando a qualidade vida.
 
Tratamento
O objetivo do tratamento da anemia é elevar o nível de hemoglobina para o valor entre 11.0 e 12.5 g/dL, que é considerado o nível de hemoglobina mínimo para aumentar o bem-estar da pessoa e melhorar a sua qualidade de vida. Outrora, as transfusões sanguíneas foram a primeira opção de tratamento, contudo o seu uso era indiscriminado e os efeitos adversos destas transfusões (infeções, sobrecarga de Ferro e sensibilização imunológica) foram substanciais para a procura de novas alternativas terapêuticas.

Antes da introdução da eritropoietina cerca de 25% dos doentes renais tinham que fazer regularmente transfusões de sangue. O aparecimento e o uso de Agentes Estimuladores da Eritropoiese (AEE) - Epoietina alfa; Epoietina beta; Darbopoietina alfa- no tratamento da anemia associada à Doença Renal Crónica foi a grande revolução terapêutica que permitiu elevar ou manter o valor da hemoglobina e diminuir a necessidade de transfusões.

Os AEE são normalmente administrados por injeção subcutânea sob a pele ou por via endovenosa durante a sessão de hemodiálise.

A administração de Ferro sob a forma de comprimidos orais ou administração endovenosa é essencial, pois permite não só prevenir a deficiência de Ferro induzida pelos AEE (quando se inicia o tratamento com AEE o organismo passa a produzir maior numero de glóbulos vermelhos o que leva a um maior consumo de Ferro),como também uma diminuição da dose de AEE de forma a atingir a dose adequada.

No início do tratamento o estudo analítico do Ferro deverá ser verificado mensalmente e posteriormente a cada 3 meses quando a anemia estiver controlada.

A prevenção da anemia ou do agravamento da anemia já diagnosticada consiste principalmente em:
Manter uma dieta adequada evitando a desnutrição, pois esta reduz a resposta do organismo aos AEE;
Cumprir e manter uma boa adesão ao regime medicamentoso.
 

Fonte: www.portaldadialise.com

Comentários

Deixe um comentário

Informação: não é permitido conteúdo HTML!
* Campos obrigatórios