Sal em excesso ajuda a formar pedra nos rins

blog-image
A cólica renal ocupa lugar de destaque no ranking das dores. E esse desconforto tem tudo a ver com cálculos ou pedras produzidas nos rins. Dependendo do tamanho ? muitas ultrapassam dois centímetros! ? e do local onde estacionam, nosso corpo dispara contrações para eliminá-las e lá vem o sofrimento. ?O cálculo se forma a partir da aglomeração e da cristalização de partículas?, diz o nefrologista Bento Cardoso, do Hospital Albert Einstein. A genética conta muitos pontos, mas o excesso de sódio ? o do sal de cozinha ? é apontado como estopim para a formação de cálculo em quem já tem propensão. Que tal reduzir as pitadas?

As pedrinhas mais comuns

Estima-se que a maioria dos cálculos seja feita de cálcio ou de ácido úrico. O primeiro tipo é bem duro e compacto, já o segundo é mais mole e é quase transparente, por isso não costuma aparecer no raio X.

Dá-lhe Água!

A melhor maneira de prevenir a formação de pedras é bebendo muita água. Nem espere a sede chegar! Uma sugestão é programar o relógio para avisar a cada duas horas que você tem que tomar um copo. Passados alguns dias, para se acostumar sem o alarme, cada vez que fizer xixi, reponha o líquido.

Ao combate

As pedrinhas são expelidas naturalmente, mas para as maiores existem aparelhos que funcionam como ?britadeiras?. Uns contam com laser e são introduzidos via uretra (canal pelo qual passa a urina) até alcançar o cálculo. Há também os que disparam ondas de ultrassom e ?quebram? os pedriscos. Tudo se reduz a pó ou então a minúsculos pedaços que costumam ser aspirados.

Chazinho funciona mesmo?

Embora existam poucos estudos sobre a ação do chá de quebra-pedra ? seu nome científico é Phyllanthus niruri ?, o fato é que se trata de mais uma forma de ingerir líquidos, o que já ajuda a diluir os sais da urina e prevenir os cálculos. Uma dica é comprar a erva em locais de confiança para não cair na cilada de levar folhas mofadas, contaminadas ou de outras espécies.

Leite, o injustiçado

Antigamente os alimentos ricos em cálcio eram considerados vilões. Hoje, sabe-se que o problema está no metabolismo das pessoas que formam as pedras e que pode ser desde a absorção exagerada do mineral até uma falha na eliminação pelos rins.



Fonte: www.mdemulher.abril.com.br
Por EDITORIAL, 25.FEVEREIRO.2019 | Postado em Geral 0 comentário(s)

Comentários

Deixe um comentário

Informação: não é permitido conteúdo HTML!
* Campos obrigatórios