Suplementação de proteína em excesso pode prejudicar os rins

blog-image
A busca pelo corpo perfeito, o senso comum e a ingestão de suplementos sem prescrição médica estão trazendo sérios riscos à saúde.

O suplemento não é um vilão, mas grandes quantidades ingeridas, utilizadas muitas vezes sem necessidade, é o alerta para a sociedade. Do ponto de vista da utilidade em suplementar alguma substância, é preciso primeiro examinar o que o corpo precisa e em quais quantidades, e avaliar se a alimentação balanceada e proteica pode ser a solução, ou não.

Como tudo na vida, equilíbrio é a chave do sucesso. O exagero pode, sim, levar a uma sobrecarga nos rins e trazer problemas como cálculo renal (pedra nos rins), gota e até doença renal crônica.

O que acontece

O exagero na ingestão de proteína provoca uma hiperfiltração dos rins. Ou seja, o órgão vai trabalhar em excesso, o que pode levar a um esgotamento precoce de suas funções. Em um caso grave, o paciente vai ter necessidade de diálise ou de transplante. Por isso, pessoas com histórico familiar de doenças renais, diabéticos, hipertensos, obesos e pessoas acima de 50 anos devem ficar longe de suplementos de proteína.

Muitas pessoas fazem uso desses suplementos por conta própria, porém, a quantidade diária de proteína que será consumida deve ser calculada por um profissional especializado e vai variar de uma pessoa para outra.

Um nutricionista é o profissional adequado para calcular a quantidade extra de proteína que deve ser ingerida com a suplementação, para equilibrar as fontes que devem ser consumidas para que o indivíduo tenha uma boa alimentação. Além disso, aqueles que têm dificuldade de digerir as proteínas do leite de vaca devem evitar as versões não-hidrolisadas de ‘whey’, que podem virar uma fonte de inflamações. Nesses casos, o ideal é optar pelas fontes de proteína vegetal, de carne ou hidrolisadas.

Desta forma, é importante lembrar que, por mais que os suplementos de proteína sejam vendidos sem a necessidade de receita médica, eles são facilmente encontrados em farmácias, supermercados e lojas especializadas, existem os perigos e contra-indicações. Prefira uma orientação profissional, cuide da sua saúde!

Fonte: Assessoria de Imprensa

Referências Bibliográficas:
https://emais.estadao.com.br/blogs/comida-de-verdade/suplementacao-de-proteina-em-excesso-prejudica-o-figado-e-os-rins/
https://vivabem.uol.com.br/noticias/redacao/2018/12/19/suplemento-de-proteina-pode-prejudicar-os-rins.htm

Comentários

Deixe um comentário

Informação: não é permitido conteúdo HTML!
* Campos obrigatórios