Estudos indicam possibilidade do Covid-19 atacar os rins

blog-image
Na semana em que se comemora o Dia Mundial dos Rins, próximo dia 12 de março, uma revelação de que o Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, pode atacar os rins, está circulando entre a classe médica. 

De acordo com o nefrologista, Dr. Antônio Raimundo, que é professor da UFBA, a literatura atualizada aponta que cerca de 63% dos pacientes com a infecção causada pelo novo coronavírus desenvolveram proteinúria.

A proteinúria consiste num excesso de proteína encontrada na urina. Os rins filtram o sangue e eliminam substâncias tóxicas e derivadas do metabolismo e retém o que é importante com água e eletrólitos, no entanto, em algumas situações patológicas as proteínas passem pelas membranas filtrantes , causando um aumento do teor proteico na urina.

“O fato é que além dessa porcentagem de indivíduos com o Covid-19 terem desenvolvido a proteinúria, os pacientes infectados apresentam 3 a 9% de chances de apresentar insuficiência renal aguda. Nós, nefrologistas, manejamos os pacientes com insuficiência renal aguda de modo semelhante aos casos provocados por outras viroses e estamos atentos às particularidades desse agente”, disse o médico Antônio Raimundo.

O envolvimento de doenças renais serem provocadas pelo Covid-19 ainda está sendo estudado. Mas recentemente o laboratório do professor Zhong, em Guangzhou na China, isolou o vírus em amostras de urina de um paciente infectado, o que reforça a hipótese do rim sem um alvo do novo coronavírus.

Fonte: Assessoria de Imprensa - Clínica Prorim
Jornalista: Lívia Lemos

Comentários

Deixe um comentário

Informação: não é permitido conteúdo HTML!
* Campos obrigatórios