Moderação é a medida certa para alimentos juninos

blog-image
Junho é um mês que traz consigo a alegria, bandeirolas, fogueira, forró e comidas típicas. Mas não podemos deixar de pontuar que pacientes renais precisam estar atentos à sua alimentação.

Ter o fósforo elevado no sangue é uma situação comum em pacientes que fazem hemodiálise ou diálise peritoneal, pois estes métodos não são tão eficientes como os rins na eliminação desse nutriente. Assim como o fósforo, o potássio também é um nutriente importante para o nosso organismo, mas que podem ser perigosos se estiverem presentes de forma elevada no sangue, podendo causar até a morte por parada cardíaca.

Qualquer paciente que apresente déficit na função renal deve evitar o excesso no consumo de alimentos ricos em potássio, como pinhão, batata doce assada, amendoim, canjica, quentão, paçoca, pé de moleque, cural, cuscuz de milho e pamonha.

Ao consumir alimentos ricos em fósforo, é preciso lembrar de tomar o quelante de fósforo junto, conforme a orientação do seu médico. Cuidado com o excesso de pinhão, quindim, bolo de fubá, arroz doce, paçoca, pudim, amendoim, canjica, pamonha, pé de moleque e cural.

Duas dicas importantes no preparo dos alimentos é substituir o leite de coco por leite líquido (de origem animal), uma vez que ele apresenta menor concentração de potássio, bem como o uso do milho “in natura” ao invés do milho industrializado, que contém sódio.

Devemos lembrar que o açúcar, a gordura e o sal não são nossos aliados, por isso, a moderação será a medida certa na hora de comer bolos, canjicas, pamonhas e pé de moleque.  Se puder ingerir fibras (saladas e alimentos de origem vegetal) antes de partir para as comidas juninas, melhor ainda!

Fonte: Assessoria de Imprensa - Clínica Prorim 
Jornalista: Lívia Lemos

 

Comentários

Deixe um comentário

Informação: não é permitido conteúdo HTML!
* Campos obrigatórios