Saiba como evitar e tratar os famosos “cálculos renais”

blog-image
Recentemente a apresentadora de TV, Patrícia Poeta, se ausentou do Programa É de Casa por conta de um problema comum, que afeta muitos brasileiros: pedra nos rins. Ela foi surpreendida pela doença, mas já se recuperou e nós da Clínica Prorim, trouxemos para vocês informações valiosas sobre como evitar e tratar os famosos “cálculos renais”.
 
O que são pedras nos rins ou cálculos renais?

O problema acontece por causa da obstrução da via urinária provocada pela pedra, que bloqueia a passagem da urina e causa dilatação do rim. A doença tem maior incidência entre homens, especialmente aqueles que bebem pouca água e abusam do sal.

O cálculo geralmente é formado por cristais de oxalato de cálcio eliminados pela urina que, ao se agruparem, com o tempo, formam as pedras. E aí, quanto mais líquidos o paciente ingerir, maior a chance de eliminar os cristais. Mas se a pessoa faz pouco xixi e toma pouca água, os cristais tendem a se agrupar com maior facilidade e formar compostos sólidos de diferentes tamanhos nas vias urinárias.

As causas para pedra nos rins podem ser genéticas, respostas de outras doenças (como tumores ou cistos), ou ainda uma resposta corporal (existem pessoas que tendem a absorver mais oxalato e cálcio do que a média e, consequentemente, seu organismo forma mais cristais).

 
Como tratar?
 
Dependendo do tamanho, as pedras podem ser removidas pela urina ou por cirurgia. Cálculos de até cinco milímetros de diâmetro têm 85% de chance de serem eliminados espontaneamente na urina, e os de até oito milímetros, 50%.

O importante é beber bastante água para ajudar a mover a pedra. E tomar medicação para dor, se necessário, sempre prescrita pelo médico. Quando as pedras são maiores ou quando o quadro se agrava para uma infecção urinária, pode ser necessária a cirurgia endoscópica, para 'quebrar as pedras'.
 
Como prevenir?
 
Parece clichê, mas a melhor maneira de prevenção é bebendo bastante água. Observe se a sua urina está clara na maior parte do tempo, ou se estiver amarelo escuro ou laranja, é sinal de que você está bebendo pouca água.

Evite suplementos que não sejam realmente necessários e prescritos pelo médico, pois eles podem promover a formação de pedras como o cálcio em excesso ou a sua falta, ácido úrico, oxalato, excesso de proteínas e sódio.

Controle o consumo de carnes vermelhas e evite ao máximo os embutidos (linguiças, salsichas etc.), enlatados e alimentos industrializados. Aproveite e aumente a ingestão de fibras: frutas, hortaliças, legumes, leguminosas e cereais integrais são boas fontes da substância.
 


Fonte: Assessoria de Imprensa Clínica Prorim e informações do site Uol Notícias
Foto: Instagram da apresentadora

 

Comentários

Deixe um comentário

Informação: não é permitido conteúdo HTML!
* Campos obrigatórios