Com hábitos essenciais é possível aliviar o estresse e cuidar do coração

blog-image
Você sabia que o estresse pode afetar profundamente a saúde do seu coração? É verdade! O estresse é uma reação natural do corpo, mas quando se torna constante, pode desenvolver uma série de problemas de saúde preocupantes.
Descubra como hábitos que podem ser inseridos no dia-a-dia vão acalmar a sua mente e fazer bem ao coração.
 
ALIMENTAÇÃO

Tudo começa pela dieta. Manter uma alimentação com pouca gordura e com carboidratos complexos vai tornar seu dia mais leve. Se você é fã de sopa e macarrão instantâneos, por exemplo, tom muito cuidado, pois eles possuem muito sódio – substância que, em excesso, se torna inimiga do coração – por isso, maneire no uso do sal e leia os rótulos.
A cafeína também precisa de atenção. Estudos demonstram que café, chá ou refrigerantes (mesmo diet) em grandes quantidades podem aumentar hormônios de estresse.
 
RELAXAMENTO
 
Cuidar da saúde emocional é muito importante, pois existem situações que não merecem tanta preocupação e precisam ser deixadas de lado.  Nutrir mágoas, por exemplo, além de afetar o sono e a qualidade de vida, também pode desencadear vários problemas de saúde, como gastrite, pressão alta e diabetes. Se precisar, busque uma psicoterapia que ajude a lidar com suas emoções.
 
BONS HÁBITOS

Escolha uma atividade física que você possa praticar pelo menos três vezes na semana. Quem trabalha sentado também pode encontrar estratégias para se mexer mais ao longo do dia e beber mais água.

Manter-se hidratado para diluir o sangue e reduzir o risco de formação de trombos é muito importante também. Não segure o xixi por muito tempo, isso faz aumentar os batimentos cardíacos e a pressão arterial e estressa o sistema cardiovascular.

Pare de fumar, afinal, fumantes correm 70% mais risco de sofrer um infarto em comparação com quem não fuma, porque quem tem o hábito de fumar está propício ao depósito de colesterol na parede das artérias e a oxidação dele (favorecendo a formação de coágulos que podem provocar ainda um derrame cerebral) e facilita a coagulação do sangue (dificultando a circulação).

Comentários

Deixe um comentário

Informação: não é permitido conteúdo HTML!
* Campos obrigatórios